Webinar do Mopi: escolhas profissionais

“Os dois dias mais importantes da sua vida são: o dia em que você nasceu e o dia em que você descobre o porquê”. Esta citação incrível de Mark Twain serviu de pano de fundo para mais um Webinar Mopi Juntos!, realizado no dia 05/06, em parceria com a ESPM. A proposta desse encontro foi trazer aos nossos jovens uma certeza: a escolha de determinada área de atuação não precisa, necessariamente, ser um caminho sem volta.

As palestrantes convidadas para o nosso webinar, Betty Wainstock, Adriana Ferreira e Andréa de Luca, conversaram com os alunos sobre as complexidades do mercado de trabalho e a melhor maneira de se adaptar a ele. Levar em conta as tendências do mercado é muito importante, mas, escolher um ofício que faça sentido na sua vida, é essencial. Isso porque quem ama o que faz, tem muito mais chances de ser um profissional bem-sucedido.

Betty reforçou que a busca por serviços de orientação vocacional ou, até mesmo, uma boa conversa com pais e mestres, pode ajudar bastante. Mas também fez um alerta: eles não podem jamais criar conflitos com a busca interna de cada um. Além disso, é sempre importante ouvir o coração.

Betty disse, ainda, que é muito estratégico ter em mente um “plano A” e um “plano B”, para que seja possível ampliar o cenário profissional de acordo com as possibilidades que o mercado traz. Segundo ela, em um mundo cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo, também conhecido como V.U.C.A, a adaptabilidade pode ser uma habilidade imprescindível nesses tempos atuais.

A cada minuto, uma “startup” digital é aberta e, em tempos de pandemia, a readaptação das empresas e do mercado de trabalho se torna cada vez mais urgente. Manter a mente aberta e receptiva a novas descobertas é sempre muito positivo. “Transformem-se! O mundo dos negócios mudou. Trabalhe diferente. Faça diferente. Comunique-se diferente. Vencerá no futuro quem se adaptar a essas mudanças”, diz Betty.

Quer saber tudo o que rolou nesse webinar? Confira o encontro na íntegra: