Você já elogiou o seu filho hoje?

O elogio é uma das ferramentas mais poderosas e fundamentais para o desenvolvimento emocional da criança. Incentivar o bom comportamento gera autoestima, positividade e confiança.

Quando você elogia a criança, ela se sente querida e respeitada.

Na infância, os pequenos estão constantemente brincando, aprendendo e desvendando coisas novas. Nessa fase, o apoio dos pais é fundamental para que eles desenvolvam sua personalidade, capacidades e encontrem seus talentos naturalmente.

Selecionamos neste post, três maneiras de você elogiar seu filho na medida certa:

1 – Busque elogios sutis. Quando seu filho ajudar o irmão mais novo, por exemplo, troque “você é um ótimo irmão” por “gostei muito de ver você ajudando o Pedrinho na arrumação do quarto”. As crianças com idade entre 4 e 10 anos acreditam em pequenos elogios, já que transparecem honestidade e sinceridade.

2 – Elogie as melhorias. Troque “sua nota foi a melhor da classe” por “você foi ainda melhor do que na última prova”. Direcionar as melhorias faz com que seu filho continue engajado.

3 – Elogie cada esforço dele. Vamos supor que o seu filho tenha montado um quebra-cabeças. Assim, substitua as frases como “estou muito feliz que você montou isso” por “notei que desta vez você montou mais rápido”. É importante reconhecer todo o processo pelo qual seu filho passou para o alcance de um objetivo.

Acredite. Pequenos gestos geram grandes transformações.