Visita ao Subúrbio

Mopi além dos muros da escola. Em uma aula-campo conduzida pelo professor Luiz Cláudio e pela professora Marina Carvalho, nossos alunos do Ensino Médio fizeram um tour que contemplou a Tijuca, o Méier e Madureira, todos na Zona Norte do Rio. A atividade envolveu várias disciplinas, especialmente Geografia e História, em um roteiro que apresentou aos alunos questões relacionadas à expansão da cultura negra pelo subúrbio, à formação de aparelhos culturais e à construção da identidade artística do carioca, entre outros temas.

Um dos pontos visitados foi o Imperator, o mais importante espaço cultural da região analisada, palco de grandes manifestações artísticas, que homenageia o sambista João Nogueira. Vale também destacar um acontecimento que entrou para a história do Mopi: o grupo foi recebido na quadra da escola de samba Portela, pela Velha Guarda, tornando-se o primeiro colégio a visitá-la. Os alunos foram recepcionados de forma calorosa pelos baluartes da Portela e ainda receberam típicos chapéus, como os utilizados pelos integrantes do grêmio recreativo.

A turma teve a oportunidade de andar de trem. Chegando a Oswaldo Cruz, considerado o berço do samba do Rio, conheceram a Casa da Tia Esther, local que serviu como embrião para blocos de Carnaval e para a já citada Portela. A aula contribuiu para a preparação dos jovens que estão prestes a realizar o Enem e precisam expandir o acervo cultural, linguístico e estético. Além disso, esse tipo de passeio promove a socialização do aluno, estreita seus laços com a sua cidade e sua identidade, estimula o senso crítico e leva o olhar para além dos horizontes do dia a dia. Muito aprendizado em um único dia. Já estamos ansiosos pelas próximas aulas-campo!

Saiba mais sobre o Ensino Médio do Mopi aqui:  https://bit.ly/2Cuo8qj. 

1outblogtema1_