Visita ao Ensino Fundamental II

Como será a aula do amiguinho? O 5º ano foi além da curiosidade e visitou as turmas do 6º ao 8º ano. A dinâmica surgiu a partir das experiências com os pais desse segmento, que há alguns anos participam de um circuito de atividades, com a finalidade de conhecer o próximo nível na trajetória dos filhos. Na programação, sempre disponibilizamos a visita ao Ensino Fundamental II. Este ano, recebemos a sugestão de estender essa atividade aos próprios alunos, pois também é do interesse deles ter um contato prévio com esse novo universo.

A missão dos pequenos, que estão se despedindo do Ensino Fundamental I, é estabelecer contato com esses amigos de anos mais avançados. Nesse bate-papo, ficam sabendo sobre as experiências acadêmicas, os desafios, as práticas, as avaliações, as matérias, as percepções sobre o dia a dia e tiram todas as dúvidas a respeito dos dias que virão. É um momento de transição, e a iniciativa da visita tem sido bastante estimada pelas famílias e pelos próprios alunos.

Para o nosso 5º ano, nossos recursos pedagógicos estão mais relacionados a estudos focados em questões da atualidade. Nessa etapa, a criança encontra-se mais preparada para questionar e formar sua visão singular sobre as coisas.  Debates, trabalhos em grupo e aulas em espaços diferenciados são métodos que usamos para ampliar o conteúdo, abrir discussões, e trocar experiências, sempre traçando um paralelo com os livros, com o contexto histórico e com o cotidiano. Para saber mais sobre esse segmento, clique aqui: https://bit.ly/2zdEpeY.