ubuntu

Tema Gerador 2022: Ubuntu: “Eu sou porque nós somos”

Ubuntu é uma antiga palavra africana que significa ‘Sou quem sou porque somos todos nós’. Uma filosofia que acredita na cooperação para o equilíbrio e bem-estar de toda uma comunidade. É entender que o mundo não é uma ilha: uma pessoa é uma pessoa através de outras pessoas. É o famosoÉ qualidade de vida que fala, né?” 

Por este motivo, em 2022, o tema gerador do Mopi convida você e toda a comunidade a conhecer, de perto, o Ubuntu

Nesse ano , vamos JUNTOS!, cada vez mais, investir em experiências, eventos e práticas que estimulem e valorizem a busca do consenso, do respeito e da solidariedade. Mostrar que, através da descoberta, da interpretação, da experimentação é possível resgatar a consciência de que fazemos parte de algo maior e coletivo.

Na Ubuntu todos  ensinam,  todos  aprendem,  todos  compartilham possibilitando  que  todos  e  cada  um  tenham sucesso. 

Temos muito a aprender – e a praticar com a cultura Ubuntu! Vamos JUNTOS! nessa?

Mas o que é um tema gerador?

É um tema anual escolhido por nosso corpo docente, que acompanha nossas crianças e jovens de fevereiro a dezembro, possibilitando múltiplas oportunidades de aprendizado e desdobrando-se em ricas experiências de conhecimento dentro e fora de sala de aula, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Ele é o grande guarda-chuva da organização político-pedagógica do Mopi. Além de nortear toda a proposta do ano, o tema vai disparar tanto o projeto reflexivo quanto as atividades do dia a dia, sendo uma espécie de fio condutor de nossas ações.

“O tema gerador, de certa forma, unifica os segmentos, pois ele perpassa por cada um deles dentro dos projetos que são apresentados. Ao trabalhar com um tema, toda a escola caminha em um mesmo sentido, fazendo com que haja unicidade e também coerência dentro do que é produzido tanto pela escola quanto pelos alunos”, afirma Luiz Rafael, nosso coordenador pedagógico.

Ele destaca ainda a relação das pesquisas com o tema gerador: “A pesquisa é o princípio didático pedagógico do Mopi e ela é movimentada a partir de uma força da curiosidade, que faz o aluno conhecer e descobrir aquilo que, a princípio, está oculto. Quando a gente trabalha com um tema gerador, cria-se o impulso para que a pesquisa aconteça”, finaliza Luiz Rafael.