Tema gerador 2021: “Ser humano”

Somos capazes de fazer alguém sofrer, de destruir matas, animais, vidas e criar problemas, não só para esta, mas para outras vidas.

Mas também somos capazes de nos conectar a distância, de sorrir para acalmar corações, de abraçar, de deixar o último pedaço para quem amamos, de fazer alguém gargalhar, de construir muros, casas, prédios, estradas e resolver problemas, não só de Matemática, mas da vida.

Por mais evoluído que o mundo esteja tecnologicamente, por mais que os robôs tenham tomado o espaço das nossas cadeiras de trabalho, nada é capaz de substituir o SER HUMANO.

Não estamos falando sobre o “ser” como substantivo. Pense no “ser” como verbo, nas atitudes que nos tornam humanos.

Somos parte integrante de um sistema complexo e orgânico que é o nosso planeta. Precisamos ser mais “humanos”, voltar às origens, aproveitar nossa posição consciente, sapiente, para trazer melhorias para nós mesmos e para os demais seres vivos. Temos a missão de transformar vidas, cuidar do outro, do planeta e de modificar o ambiente em que vivemos.

Por isso, esse foi o tema gerador escolhido para ser trabalhado em 2021. Por meio de muita pesquisa, ciência e investigação, trabalharemos a evolução do ser humano, bem como suas atitudes, valores, escolhas e a diferença que fazemos na sociedade.

E você, vem com a gente?

Mas o que é um tema gerador?

É um tema anual escolhido por nosso corpo docente, que acompanha nossas crianças e jovens de fevereiro a dezembro, possibilitando múltiplas oportunidades de aprendizado e desdobrando-se em ricas experiências de conhecimento dentro e fora de sala de aula, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Ele é o grande guarda-chuva da organização político-pedagógica do Mopi. Além de nortear toda a proposta do ano, o tema vai disparar tanto o projeto reflexivo quanto as atividades do dia a dia, sendo uma espécie de fio condutor de nossas ações.

“O tema gerador, de certa forma, unifica os segmentos, pois ele perpassa por cada um deles dentro dos projetos que são apresentados. Ao trabalhar com um tema, toda a escola caminha em um mesmo sentido, fazendo com que haja unicidade e também coerência dentro do que é produzido tanto pela escola quanto pelos alunos”, afirma Luiz Rafael, nosso coordenador pedagógico.

Ele destaca ainda a relação das pesquisas com o tema gerador: “A pesquisa é o princípio didático pedagógico do Mopi e ela é movimentada a partir de uma força da curiosidade, que faz o aluno conhecer e descobrir aquilo que, a princípio, está oculto. Quando a gente trabalha com um tema gerador, cria-se o impulso para que a pesquisa aconteça”, finaliza Luiz Rafael.