“O ciclo de aprendizagem é composto por imaginar, pesquisar, criar, melhorar e apresentar”.
Com esse olhar, Julia Moura, coordenadora do Núcleo de T.E do Mopi e fundadora da empresa Tunnel Lab, esclarece um pouco mais sobre a Cultura Maker, ou do “Faça você mesmo”.
A Cultura Maker é um movimento global que ficou popularmente conhecido por proporcionar a combinação entre tecnologia e criatividade nas atividades educacionais das crianças.
Inspirado nessa teoria, nasce para o próximo ano, o Núcleo de T.E. (Tecnologia Educacional). Um espaço formado por especialistas em educação e tecnologia que serão responsáveis por implementar as práticas da cultura maker no dia a dia dos professores e alunos.
O objetivo é trazer uma metodologia que privilegie o protagonismo do aluno, que produza colaboração e criatividade, atitude crítica e autonomia, a proposta é criar “invenções” diárias na escola, nas quais o aprendizado possa se transformar em algo real, além, de fomentar a atitude de empoderamento e transformar a realidade dos alunos.
As execuções acontecerão dia a dia, dentro e fora de sala de aula, porém, para facilitar a criação de trabalhos mais elaborados e que necessitam de uma estrutura dedicada e ferramentas específicas, estamos criando o LET’S – Laboratório de Educação e Tecnologias.
O LET’s é um espaço que disponibilizará diversas ferramentas de química, robótica, marcenaria e muitos outros e funcionará como uma “Fábrica de criações”. Esse espaço será inaugurado no início de 2018 e sua arquitetura está sendo pensada para que sejam estimulados a socialização em grupo, a criatividade e pensamento crítico dos alunos.
Um exemplo prático do que pode ser criado neste espaço maker é o projeto LED’S. Pequenas luzes que juntas criam um circuito de energia.
Nesta dinâmica, as crianças conseguem monitorar seus movimentos com sensores e exploram a produção e etapas de criação de cada uma das peças.
Além, claro, de despertar interesse por elétrica e física.
Essa atividade aconteceu no evento LET’s – inauguração e apresentação da proposta para os pais e alunos.
A implementação deste projeto está acontecendo em parceria com a Tunnel Lab, uma empresa de tecnologia que tem como objetivo trazer inovação para o ambiente educacional, que acredita, assim como o Mopi, que essa metodologia traz diversas possibilidades e efeitos na prática escolar e na vida de nossos alunos.
“Confiança criativa e colaboração são algumas bases para fortalecer a autoestima do aluno e despertar, ainda mais, a busca pelo conhecimento. Mais do que ensinar novas tecnologias, o importante é desenvolver as habilidades metacognitivas. Seguindo o lema: “se você pode imaginar, você pode fazer!”, complementa Julia.
Em breve, traremos mais novidades sobre a implementação do nosso espaço Let’s. Fique de olho! Confira como foi o evento de inauguração deste projeto para pais e alunos.