Planejamento para a retomada das aulas presenciais

Prezada família,

Recentemente, a Prefeitura do Rio de Janeiro publicou um plano de retomada gradual das atividades, dividido em seis fases (para acessar esse documento, na íntegra, clique aqui)

Importante ressaltar que a transição de uma fase para outra depende diretamente da melhora nos indicadores de monitoramento da doença estabelecidos pela Prefeitura. São eles:número de casos de contaminação por Covid-19, variação de óbitos e a capacidade dos leitos nos hospitais do município.

Destacamos, portanto, que mudanças poderão ocorrer devido ao grau de imprevisibilidade do cenário.

Segundo o planejamento da Prefeitura, as escolas retornariam às atividades presenciais na fase 3, prevista para o início de julho. Nesse primeiro momento, restrições importantes seriam impostas ao ambiente escolar, entre elas, o revezamento de alunos e a liberação de frequência para apenas algumas séries (Maternais, 5o e 9o anos).

O posicionamento do Mopi

Nesse plano de retomada às aulas presenciais, o principal objetivo do Mopi é garantir a saúde e a segurança de nossos alunos, famílias e educadores.

Para fortalecer nosso planejamento, temos o prazer de comunicar que o Mopi acaba de firmar uma valiosa aliança estratégica com a D’Or Soluções, empresa da Rede D’Or, especializada em gestão de saúde e segurança do trabalho. A D’Or Soluções nos assessorará em todas as etapas desse estudo – do redesenho dos procedimentos de rotina e interação humana com os prédios até o mapeamento de risco dos profissionais da escola, por meio de inteligência artificial

Em breve, compartilharemos mais informações sobre o planejamento e o programa de treinamentos que realizaremos com toda a comunidade Mopi.

No início de maio, criamos um comitê de retomada às aulas, que se reunia periodicamente com o proposito de discutir pautas referentes aos procedimentos para a reabertura, investimentos em equipamentos e tecnologia e todo o desenho desse “Novo Mopi” que, aos poucos, revelaremos.

A partir da interação da equipe da D’Or Soluções com nosso comitê, chegamos a algumas decisões:

– O recesso escolar, previsto para o período de 20 de julho a 02 de agosto, está mantido. Respeitaremos, assim, o calendário pedagógico enviado anteriormente.

– O Mopi planeja iniciar as atividades presenciais a partir do dia 03 de agosto. Seguiremos todas as determinações da fase 5, que prevê a retomada das seguintes séries: Maternais I e II (crianças a partir de 2 anos), Pré-Escolas I e II, 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental.

Acompanharemos de perto a evolução da Covid-19 em nosso município e manteremos todos informados sobre qualquer mudança no cenário.

Vem aí um Novo Mopi

Estamos empenhados em criar um planejamento que zele pelo bem-estar de nossa comunidade. Essa é nossa prioridade.

Entendemos que as famílias possuem visões distintas sobre qual seria o momento ideal para esse retorno acontecer. Pensando nisso, o Mopi respeitará o tempo e a percepção de segurança de cada núcleo familiar. Mesmo após a retomada das aulas presenciais, ofereceremos a alternativa de seu filho continuar com os estudos dentro do modelo não-presencial.

Uma realidade diferente se aproxima. Sabemos que muitas serão as novidades e temos a certeza de que cometeremos erros nesse cenário inédito para todos nós. Porém, estamos mobilizados e engajados em darmos o nosso melhor.

Continuem contando com nossa equipe para, juntos, e com muita coragem, enxergarmos um futuro repleto de aprendizados para nossos alunos e para nós mesmos.

Obrigado pela parceria de famílias, alunos e educadores nesse percurso.

Juntos somos mais fortes!

Um grande abraço,

Equipe Mopi