Palestra Educação Socioemocional – A Importância do Cuidar

No dia 18 de outubro, tivemos o prazer de receber a psicóloga clínica e psicopedagoga Andrea Caroli em nossa unidade Itanhangá. Ela esteve à frente da palestra Educação Socioemocional – A Importância do Cuidar. O encontro que acabou se tornando um grande bate-papo com o público, formado por pais, responsáveis e alguns educadores. Através do diálogo bastante próximo com os presentes, utilizando exemplos do dia a dia, comuns na vivência familiar, a convidada abordou o incrível universo do emocional de crianças e adolescentes, repleto de complexidades, mas também de riquezas.

Dentre as diversas questões levantadas, uma que se destacou foi a necessidade de decifrar os sinais das crianças, por meio da observação paciente e da conversa franca. Uma vez que ainda estão delineando suas posições no mundo, experimentando-o e descobrindo-o. Nesse processo, é frequente que confundam os sentimentos: a tristeza pode ser manifestada como se fosse raiva, aos gritos, por exemplo. Nas palavras de Caroli: “É papel da família guiá-las nesse entendimento. É preciso dar o tempo certo ao seu filho, para que ele possa se conhecer, validando aquele sentimento, que, na cabeça dele, ainda está confuso.”

“A maneira como a criança expressa sua emoção impacta diretamente o comportamento do adulto. Por isso, é tão importante fazer uma leitura correta do contexto. Escolha atividades que auxiliem a assimilar situações difíceis. Assistir a filmes, séries e animações ou ler livros que contenham dilemas semelhantes aos vividos no momento são alternativas que levam à reflexão. Se a criança não ouve de uma maneira, procure outro jeito de comunicar. Na psicologia, nem sempre a linha reta entre dois pontos é o caminho mais efetivo. Às vezes, é importante dar voltas para que cheguemos a um destino bom para todos.”, argumentou a palestrante.

Se você se interessa por esse tipo de abordagem educacional e não pôde comparecer ao evento, teremos uma nova data na unidade Integrado I, na Tijuca. Venha enriquecer o seu conhecimento sobre o desenvolvimento das habilidades socioemocionais do seu filho. Contamos com a sua presença.

22 de novembro, às 18h.

No Mopi Integrado I, Tijuca.

Faça sua inscrição aqui: https://bit.ly/2zgEmzn.