Os microrganismos

Nas aulas de Ciências da professora Liliana, os alunos do 5º ano estão descobrindo a existência de seres tão pequenos que nem conseguimos vê-los a olho nu: os microrganismos. Para ajudar as crianças a compreenderem melhor esses corpos, convidamos a médica infectologista Paula Molinari, que também é mãe de um dos alunos, para dar uma palestra na Tijuca.

Nesse dia, Paula deixou o jaleco de lado e veio ao Mopi transmitir aos alunos do 5º ano um pouco do seu conhecimento sobre os microrganismos, através da visão de uma médica. Com uma linguagem muito próxima dos estudantes e utilizando figuras que ilustravam cada informação que era passada, Paula cativou os pequenos, que surpreenderam com a tamanha curiosidade que demonstraram em relação ao assunto.

Durante a palestra, Paula explicou que alguns microrganismos são importantes para o nosso corpo, mas que outros podem causar doenças, como as transmitidas por certos tipos de fungos, bactérias e vírus. Paula ainda ensinou alguns cuidados que devemos tomar para evitar a contaminação com esses organismos, tais como lavar bem as mãos, tomar banho diariamente, escovar os dentes, lavar frutas e verduras, manter a casa limpa e comer e dormir bem, cuidados esses que as crianças certamente levarão para suas vidas.

“Eu gostei bastante da experiência. As crianças são muito curiosas e acho que consegui com que ampliassem um pouco mais o conhecimento que já tinham sobre os microrganismos”, comentou Paula Molinari após a atividade.