— “Toc-toc”…
— Quem é?
— Visita ilustre!
— Pode entrar! E seja muito bem-vindo!
Foi assim que os nossos alunos do 5º ano receberam a ilustre visita do Héctor, um colaborador da escola e também refugiado, para um bate-papo sobre diferentes tipos de população, na aula de Geografia.
Héctor é venezuelano e veio em busca de novas oportunidades para reconstruir sua vida e de sua família aqui no Brasil.
Ao serem abordados sobre o porquê de pessoas comuns deixarem seus países de origem para reconstruir suas vidas em outros lugares, nossos alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a vida do Héctor e essa triste realidade de quem vive em campos de refugiados.
— Por que você deixou o seu país?
— Seus filhos estão estudando aqui no Brasil?
— Como está a sua vida aqui agora?
— Você já aprendeu a falar português?
Essas e outras perguntas foram palco de muita curiosidade e investigação de nossos alunos com o agora “brasileiro de coração”.
“Com toda a certeza, foi uma experiência incrível proporcionar essa vivência para os alunos. Ainda mais sobre um assunto que eles estão aprendendo em sala de aula. Acredito que foi uma aprendizagem significativa que as crianças levarão para toda a vida”, conta Maria Claudia, professora da turma.
Héctor compartilhou com os alunos o quão radiante está em poder residir e trabalhar aqui no Brasil, junto com a sua família, de forma digna e feliz.