Olimpíadas Mopi 2018

Estamos em clima de festa! Realizamos mais uma edição das Olimpíadas Mopi no Marina Barra Clube. Na competição, consolidada como uma das mais aguardadas no nosso calendário, as unidades são agrupadas em dois grandes blocos, que representam Tijuca, defendendo a cor azul, e Itanhangá, com a cor amarela. Contando sempre com uma apresentação de dança na abertura, que também vale pontos, as equipes disputam entre si as seguintes modalidades: esportes de quadra, futebol de campo, basquete, vôlei, handebol, atletismo, xadrez e tênis de mesa. Ao fim, ganha a unidade que conquistar maior pontuação na tabela.

O objetivo da Olimpíada, além da integração das duas unidades, é a promoção da qualidade de vida no ambiente escolar. Tendo, também, dois pontos de destaque, que são a ênfase nos valores universais do esporte e o incentivo ao desenvolvimento motor das crianças e adolescentes. Todos esses fatores culminam no resgate do esporte como forma de aprendizado.

“Sabemos que o esporte é fundamental no desenvolvimento humano. As nações mais avançadas do mundo enfatizam a Educação Física como item de suma importância no currículo das suas escolas. As Olimpíadas Mopi tem uma importância muito grande para a escola no sentido do comprometimento dos alunos, pois já aguardam esse momento do ano desde o início das atividades acadêmicas, com planejamentos e treinos. Ficam mobilizados praticamente o ano inteiro, e é um evento que envolve até mesmo os jovens que não têm muita inclinação ao esporte. É muito bonito de ver a integração deles como algo que vai além da esfera dos jogos, porque trabalha a socialização, o estreitamento dos laços a boa comunicação e marca a trajetória deles de uma maneira bastante positiva”, afirmou o professor de Educação Física do Horário Smart, Felipe Fragata.

Este ano, tivemos dois dias de competições. No primeiro dia, as disputas ocorreram entre os times das turmas do Ensino Fundamental II, tendo como unidade campeã o Mopi Itanhangá. No segundo dia, a competição contemplou as equipes do Ensino Médio e consagrou campeã a unidade Tijuca. Em 2019 tem mais! Parabéns a todos que participaram!