Olimpíada Canguru de Matemática

No primeiro semestre de 2018, o Mopi realizou inscrição na Olimpíada Canguru de Matemática. Evento internacional, que acontece anualmente, a Canguru é uma das mais prestigiadas no circuito acadêmico mundial. Criada na década de noventa, sob a inspiração da Competição Australiana de Matemática (daí a origem do nome, em referência ao animal símbolo do país), bateu a marca de mais de seis milhões de estudantes participantes este ano, na contramão do que se pensa sobre a Matemática, que é tida como preterida pela maioria dos estudantes.

Esta é a primeira vez que o Mopi integra a olimpíada, que se desenvolve em seis níveis. Cerca de cento e setenta alunos, do sexto até a última série do Ensino Médio, inscreveram-se, obtendo ótimos resultados. São vinte premiados, entre ganhadores de medalhas de bronze, prata e menções honrosas.

“Para um início, acreditamos que o desfecho foi bastante interessante e estimulante para as próximas edições. Ficamos animados com a adesão e enxergamos o processo como importante para detectar alguns valores individuais dos alunos. Dessa forma, é possível direcioná-los melhor e desenvolver seus talentos em busca de boas posições nas competições futuras”, considerou José Roberto Julianelli, coordenador de Matemática.

O desejo pela Canguru pode ser visto como consequência natural de uma sequência de competições estudantis em que o Mopi esteve envolvido nos últimos meses. A saber: Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, OBMEP, que acontecerá no próximo mês de junho e contará novamente com a inserção da escola; Olimpíada de Matemática do Estado do Rio de Janeiro, OMERJ, direcionada para estudantes do Ensino Fundamental ao Superior; e a Olimpíada Interna de Matemática

Nesse contexto, o CEM, Centro de Estudos de Matemática, tem papel importante como núcleo que oferece espaço para um contato diferenciado com a disciplina. Com atividades voltadas para o trabalho do pensamento lógico, o CEM desencadeia uma preparação instintiva, focando não só nas competições, mas em um ensino amplo.

Muito em breve, divulgaremos os nomes dos alunos contemplados com medalhas e certificados da Canguru em uma cerimônia especial, com a presença dos pais e responsáveis. Fique atento às nossas comunicações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *