Como já diz a música: “Comer é o melhor para poder crescer!”
Sabemos que nem sempre é uma tarefa fácil introduzir novos alimentos no cardápio das crianças, não é mesmo? Principalmente quando ainda são bebês e estão se familiarizando com os sabores e as texturas.
Pensando nisso, preparamos algumas dicas superbacanas para ajudar papais e mamães a ganharem mais confiança e segurança na hora de alimentarem seus bebês.
- Seja paciente.
Seu pequeno certamente vai estranhar novos sabores e texturas e dificilmente vai gostar de algo logo de cara. E tudo bem, viu? Não há motivo para se desesperar ou acreditar que será impossível fazê-lo comer. O importante é persistir e, como já dissemos, ser bastante paciente.
- Opte sempre por alimentos naturais.
Existem diversas opções de papinhas prontas no mercado, mas a verdade é que nenhuma delas substitui uma refeição caseira e feita com alimentos naturais. Prefira fazer o básico e o mais natural possível. Para dar mais sabor aos pratos, utilize azeite, além de temperos frescos e mais tradicionais.
- Ofereça novos alimentos progressivamente.
Introduza, a cada três ou cinco dias, uma nova opção para o seu bebê. Por exemplo, se ele já está familiarizado com batata e cenoura, você pode adicionar o caldo de um músculo cozido à papinha.
- Evite distrações na hora das refeições.
Os pequenos são supersuscetíveis às distrações do dia a dia. Por isso, é imprescindível que eles se alimentem em um ambiente calmo, longe da televisão e com pouco barulho, a fim de poderem aproveitar verdadeiramente aquele momento.
Agora que você já sabe mais sobre o assunto, mostre um mundo novo de sabores e texturas para seu bebê com paciência e muito amor.