Grande Alma

“Grande Alma” foi o nome escolhido para este painel com o rosto de Mahatma Gandhi, criação do nosso professor de Arte e artista plástico Marcos Lanzieiro em conjunto com os alunos do 5º ano do da Tijuca. A obra foi exposta na Expo Mopi do Shopping Tijuca durante o mês de outubro e no Shopping Downtown no mês de novembro. Muito mais do que um belo quadro, a peça reserva algumas nuances das técnicas trabalhadas com os alunos ao longo do ano e que vamos revelar aqui.

A criação desta obra de arte foi dividida em alguns momentos. Primeiro, o professor trabalhou textura visual com a turma, ensinando às crianças como produzir o efeito e posicioná-lo em um pedaço de MDF. Depois, ele utilizou algumas ferramentas tecnológicas e programas de edição de imagens para ensinar o autocontraste, transformando as peças em imagens em preto e branco.

Após aprender sobre o contraste, os alunos partiram do tema gerador do ano, “Outro mundo é possível. Vamos construí-lo?”, para escolher a imagem que seria representada no quadro, e encontraram em Mahatma Gandhi a figura ideal, devido aos seus valores de simplicidade e de seu princípio da não agressão.

Tendo a imagem definida, eles a projetaram na textura criada e fizeram o seu contorno na cor preta, técnica chamada de apropriação de imagem, onde eles partem de um desenho pronto e o reproduzem. Por fim, os alunos utilizaram capas de CD para produzir o efeito de azulejo na obra, reaproveitando um material que hoje é descartado em grande escala e transformando-o em uma obra de arte.