Na disciplina PLIPT (Projetos de Leitura, Interpretação e Produção Textual), os alunos do 7º ano colocaram a mão na massa para explorar o tema das desigualdades socioespaciais. Essas desigualdades refletem as diferenças na qualidade de vida e no acesso a serviços e recursos em diferentes áreas de uma cidade, resultando em condições de vida desiguais entre ricos e pobres, influenciadas por fatores sociais, econômicos e geográficos.
No Let’s, nosso Laboratório Maker, eles construíram maquetes que ilustram como essas desigualdades se desenvolveram ao longo da história, de maneira criativa e investigativa.
Divididos em grupos, os estudantes analisaram diferentes modelos sociais de cada época: desde as Pirâmides e valas comuns da Idade Antiga na África, passando pelo Castelo e manso servil da Idade Média na Europa, até a Casa Grande e Senzala da Idade Moderna na América do Sul, chegando aos Condomínios e Favelas da Idade Contemporânea, também na América do Sul.
Ao representar diversos tipos de habitação, tanto urbanos quanto rurais, os alunos visualizaram a distribuição de riqueza e como as desigualdades se manifestam ao longo dos tempos.
Essa atividade proporcionou uma valiosa oportunidade para conectar teoria e prática, promovendo uma compreensão crítica das desigualdades sociais e sua evolução histórica. Além de enriquecer o conhecimento dos alunos, a experiência desenvolveu habilidades essenciais, como trabalho em equipe, comunicação e resolução de problemas.