Experiência pedagógica

Sabemos que a missão transformadora educativa do Mopi desempenha um enorme papel: permanecermos protagonistas de um novo futuro – consciente, seguro e adaptado.

E, para reestruturar a nossa visão pedagógica, enquanto mantemos a dedicação e a pluralidade da nossa aprendizagem, tomamos algumas decisões.

Primeiramente, retomarmos enquanto comunidade significa trazer para perto pessoas que precisarão de apoio emocional, conscientização e readaptação, principalmente nos primeiros dias e semanas. Nossa primeira medida será fazer essa ponte de forma gentil e segura, com as primeiras semanas voltadas ao acolhimento e à ambientação de alunos e equipe.

Com isso, o retorno será gradual e opcional. Os pais poderão decidir, por meio de formulário enviado por nós, pelo modelo híbrido (presencial e on-line) ou pelo modelo 100% digital. Todas as quartas-feiras, se abrirá novamente a opção para a semana seguinte.

Com o objetivo de garantir o distanciamento e segurança, as turmas passarão por um rodízio. As turmas do 1º ano ao Ensino Médio serão divididas em dois grupos, idealmente, sendo semana sim e semana não.

Para os alunos que estiverem em sua semana em casa ou estiverem totalmente remotos, as aulas serão transmitidas em tempo real por meio de câmeras de alta resolução, instaladas em todas as salas. Os conteúdos serão gravados e disponibilizados pelo Google Classroom.

Já as turmas da Educação Infantil ( Maternal I ao Pré II) também serão divididas, porém, não precisarão fazer o esquema de rodízio.

Entendendo as particularidades desta faixa etária, a grande necessidade do vínculo com o professor e o espaço escolar e às necessidades das famílias, o Mopi realizou um rigoroso estudo e formulação dos espaços físicos para receber essas crianças todos os dias, sem a necessidade de rodízio entre os grupos. As turmas serão divididas, para que possamos garantir o distanciamento social,porém, todos os grupos poderão estar presencialmente na escola diariamente.

Os pais de crianças em adaptação poderão entrar na escola, porém mediante protocolo específico: aferição de temperatura, higienização de mãos e calçados, uso de avental descartável (oferecido pelo Mopi) e uso obrigatório de máscara. É recomendado usar cabelos presos e evitar adornos que impeçam a higienização completa das mãos.

As datas serão definidas e os protocolos devidamente repassados. 

Os horários Smart e Integral retornam, presencialmente, na mesma data e no mesmo formato do horário Parcial. 

A Educação Infantil seguirá o calendário de adaptação.

Temos carinho e real preocupação com a adaptação de pais, alunos e colaboradores – por isso, manteremos o ensino 100% digital como opção em aberto para todas as famílias que não se sentirem confortáveis com o retorno presencial. Assim, a reflexão e a decisão poderão ser feitas com calma e segurança – valores que transmitiremos em nossos espaços e para além deles.

Vamos JUNTOS!?