Seja bem-vindo ao Ensino Médio

Para muitos, esse segmento de ensino é uma espécie de “sala de espera” das universidades. Para outros, serve como preparação exclusiva para os exames de vestibular.

Estuda-se durante três anos, com relativa profundidade, diversas disciplinas, como Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Matemática, Física, Química, entre outras, muitas vezes sem reconhecer a utilidade do conteúdo apresentado. Por esse motivo, não é incomum o aluno se ver em uma rotina entediante e frustrante.

A verdade é que o Ensino Médio pode ser uma experiência incrível. Basta permitir ao aluno a vivência em processos que envolvam conhecimento, análise crítica e bom relacionamento interpessoal.

Instigar a capacidade analítica, selecionar e compreender as mais diversas situações e ancorar o aprendizado em questões do seu dia a dia.

Além disso, a rotina escolar deve responder às necessidades de formação de profissionais flexíveis, versáteis, que saibam trabalhar em equipe e tomar decisões com autonomia, inteligência e criatividade.

Mais do que entregar resultados em exames, buscamos resultados que transformem a vida do aluno e de todos ao seu redor.

Além do currículo acadêmico tradicional, ao longo do Ensino Médio, o aluno Mopi vivencia uma série de projetos que abordam aspectos essenciais para se viver na sociedade atual, tais como:

  • Exercer a liderança;
  • Trabalhar em equipe;
  • Exercitar a busca por qualidade;
  • Desenvolver o raciocínio lógico;
  • Pensamento crítico;
  • Comunicação, resiliência, empatia;
  • Aprofundar conhecimentos.

Metodologias ativas e créditos digitais: o aluno é o protagonista

As metodologias ativas têm como objetivo tornar o aluno protagonista no processo de construção de seu conhecimento. Dessa forma, ele é responsável pela sua própria trajetória e pelo alcance de seus objetivos.

Um dos exemplos dessa metodologia é a sala de aula invertida, na qual o aluno participa ativamente do seu ritmo de estudo e pode adequá-lo ao seu tempo. Além disso, o contato prévio com o conteúdo, antes do debate em sala de aula, otimiza o tempo com o professor, que poderá focar nas dúvidas geradas sobre um assunto já visto pelos alunos. O professor tem o papel de mediador, de apoiador, mas o personagem principal é o estudante.

Uma das ferramentas da sala de aula invertida mais utilizadas no Ensino Médio são os créditos digitais, que funcionam como uma complementação ao processo de ensino e aprendizagem do aluno. Quando um crédito digital é gerado sobre determinado assunto, o aluno tem acesso a diversos materiais produzidos pelos nossos educadores e caberá a ele trilhar por esse caminho da aprendizagem, respeitando a sua individualidade.

Let's (Laboratório de Educação e Tecnologias): aqui é “hands-on”!

Os nossos laboratórios Maker são equipados com uma enorme diversidade de ferramentas de robótica, marcenaria, química e outros instrumentos que permitem aos alunos desenvolverem seus próprios projetos.

Aqui a gente:

  • Estimula a criatividade coletiva;
  • Encoraja a experimentação, a inovação, o erro e a resiliência;
  • Promove a diversidade de pensamentos e perspectivas;
  • Incentiva o trabalho em equipe;
  • Ensina, na prática, os conceitos aprendidos em sala de aula;
  • Instiga a curiosidade com muita mão na massa.

Conheça o nosso Programa de Avaliação Contínua

Aqui no Mopi, por meio de um programa de avaliação contínua, seu filho é observado de forma 360°, sempre analisando os aspectos quantitativos e qualitativos de acordo com sua produção diária. Principais objetivos:

  • Identificação rápida e constante de pontos que o aluno precisa desenvolver;
  • Diagnóstico pedagógico detalhado;
  • Estabelecimento de metas claras e a curto prazo;
  • Frequência de avaliação, que estimula no aluno o hábito de estudar e não apenas uma imersão no conteúdo em véspera de prova.

Preparação para os exames e vestibulares: avaliar para evoluir

Em parceria com a empresa Evolucional, disponibilizamos aos alunos uma plataforma de avaliação produzida a partir da mesma metodologia do Enem. O objetivo é acompanhar o desempenho e a evolução dos nossos estudantes no preparo para o vestibular.

Disponível a partir do 9º ano, o programa permite que o aluno e a escola analisem as principais competências e habilidades individuais de cada estudante e também as que precisam ser desenvolvidas.

Projeto Mosaico: experiências do mercado de trabalho dentro da escola

Aqui no Mopi, acreditamos que, quanto mais cedo seu filho vivenciar a área de atuação com a qual ele mais se identifica, mais preparado ele estará ao ingressar na faculdade e, claro, no mundo do trabalho. Por isso, nossos alunos terão a oportunidade de cursar matérias eletivas com os conteúdos focados nas quatro áreas do conhecimento.

Esse projeto inovador acontece em parceria com importantes e renomadas universidades, como o Ibmec e a ESPM. Dessa forma, seu filho poderá sentir o gostinho de vivenciar, ainda na escola, um pouquinho do que o futuro lhe reserva pela frente!

E mais: o aluno poderá retirar a matéria da grade ao entrar na faculdade, pois ela já terá sido cursada por ele no Mopi. Incrível, não é mesmo?

NOSSAS UNIDADES

MOPI ITANHANGÁ

MOPI CASA

MOPI VILA

MOPI MUNDO