Para muitos, esse segmento de ensino é uma espécie de “sala de espera” das universidades. Para outros, serve como preparação exclusiva para os exames de vestibular.
Estuda-se durante três anos, com relativa profundidade, diversas disciplinas, como Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Matemática, Física, Química, entre outras, muitas vezes sem reconhecer a utilidade do conteúdo apresentado. Por esse motivo, não é incomum o aluno se ver em uma rotina entediante e frustrante.
A verdade é que o Ensino Médio pode ser uma experiência incrível. Basta permitir ao aluno a vivência em processos que envolvam conhecimento, análise crítica e bom relacionamento interpessoal.
Instigar a capacidade analítica, selecionar e compreender as mais diversas situações e ancorar o aprendizado em questões do seu dia a dia.
Além disso, a rotina escolar deve responder às necessidades de formação de profissionais flexíveis, versáteis, que saibam trabalhar em equipe e tomar decisões com autonomia, inteligência e criatividade.
Mais do que entregar resultados em exames, buscamos resultados que transformem a vida do aluno e de todos ao seu redor.
Além do currículo acadêmico tradicional, ao longo do Ensino Médio, o aluno Mopi vivencia uma série de projetos que abordam aspectos essenciais para se viver na sociedade atual, tais como:
As metodologias ativas têm como objetivo tornar o aluno protagonista no processo de construção de seu conhecimento. Dessa forma, ele é responsável pela sua própria trajetória e pelo alcance de seus objetivos.
Um dos exemplos dessa metodologia é a sala de aula invertida, na qual o aluno participa ativamente do seu ritmo de estudo e pode adequá-lo ao seu tempo. Além disso, o contato prévio com o conteúdo, antes do debate em sala de aula, otimiza o tempo com o professor, que poderá focar nas dúvidas geradas sobre um assunto já visto pelos alunos. O professor tem o papel de mediador, de apoiador, mas o personagem principal é o estudante.
Uma das ferramentas da sala de aula invertida mais utilizadas no Ensino Médio são os créditos digitais, que funcionam como uma complementação ao processo de ensino e aprendizagem do aluno. Quando um crédito digital é gerado sobre determinado assunto, o aluno tem acesso a diversos materiais produzidos pelos nossos educadores e caberá a ele trilhar por esse caminho da aprendizagem, respeitando a sua individualidade.
Os nossos laboratórios Maker são equipados com uma enorme diversidade de ferramentas de robótica, marcenaria, química e outros instrumentos que permitem aos alunos desenvolverem seus próprios projetos.
Aqui a gente:
Aqui no Mopi, por meio de um programa de avaliação contínua, seu filho é observado de forma 360°, sempre analisando os aspectos quantitativos e qualitativos de acordo com sua produção diária. Principais objetivos:
Em parceria com a empresa Evolucional, disponibilizamos aos alunos uma plataforma de avaliação produzida a partir da mesma metodologia do Enem. O objetivo é acompanhar o desempenho e a evolução dos nossos estudantes no preparo para o vestibular.
Disponível a partir do 9º ano, o programa permite que o aluno e a escola analisem as principais competências e habilidades individuais de cada estudante e também as que precisam ser desenvolvidas.
Aqui no Mopi, acreditamos que, quanto mais cedo seu filho vivenciar a área de atuação com a qual ele mais se identifica, mais preparado ele estará ao ingressar na faculdade e, claro, no mundo do trabalho. Por isso, nossos alunos terão a oportunidade de cursar matérias eletivas com os conteúdos focados nas quatro áreas do conhecimento.
Esse projeto inovador acontece em parceria com importantes e renomadas universidades, como o Ibmec e a ESPM. Dessa forma, seu filho poderá sentir o gostinho de vivenciar, ainda na escola, um pouquinho do que o futuro lhe reserva pela frente!
E mais: o aluno poderá retirar a matéria da grade ao entrar na faculdade, pois ela já terá sido cursada por ele no Mopi. Incrível, não é mesmo?