Dicas para utilização das salas de aula virtuais

Já faz quase dois meses que nossas salas de aula se tornaram virtuais e a nossa troca de conhecimentos, antes recheada de vitalidade, barulho e alegria, hoje acontece diante de uma tela de computador. Apesar de virtuais, as salas de aula do Google Classroom são tão especiais quanto as de nossas unidades físicas. Portanto, é fundamental ter comprometimento e responsabilidade, toda vez que acessar a ferramenta e participar da aula.

Preparamos, abaixo, algumas dicas importantes que devem ser seguidas toda vez que acessar as salas de aula virtuais:

– Tenha hábitos adequados;

– O respeito sempre deve prevalecer;

– Ao se comunicar, não utilize palavras grosseiras;

– O comportamento na sala virtual deve ser condizente a de um ambiente de aprendizagem;

– Ainda que de forma virtual, a professora se faz presente nas aulas e deve ser respeitada.

Importante: Para melhor aproveitamento e assimilação dos conteúdos, as aulas devem ser acompanhadas, de preferência, em laptops e desktops. Evite utilizar o celular, pois além da tela ser pequena e desconfortável, ele possui outras distrações que podem atrapalhar a concentração dos alunos.

Hangouts

O Hangouts chegou para aproximar ainda mais os professores de seus alunos, por isso é fundamental seguir algumas dicas, toda vez que utilizá-lo. Afinal, quando a câmera é ligada, as famílias recebem a visita de todos os colegas de classe do aluno, da professora e, às vezes, até mesmo de um coordenador ou orientador educacional. Sendo assim, seguem algumas dicas que contribuirão para tornar esse momento mais agradável e proveitoso:

– Reserve e organize o espaço onde a criança ficará durante o Hangouts;

– Verifique se não há outras pessoas no ambiente que foi reservado;

–  Lembre-se de que, durante o encontro virtual, a criança é vista por seus colegas de turma e por seus familiares, portanto é importante que ela esteja vestida de forma adequada;

– Lanchinhos somente na hora do recreio. Evite dar comida à criança durante as aulas.

Esperamos que nossas reflexões possam ajudar as famílias nesse momento tão confuso pelo qual todos estamos passando.