Descobrindo as profissões

Durante a idade pré-escolar, as crianças passam a reproduzir em suas brincadeiras algumas funções e atividades adultas, como as profissões, desvendando a sociedade em que estão inseridas e assimilando a realidade humana.

Estimular jogos imaginativos na escola é importante para que os pequenos percebam desde cedo as relações que se criam na vida real, ampliando o seu círculo de conhecimento e iniciando a preparação para a fase adulta, garantindo que eles conheçam os modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos e identifiquem os papéis sociais existentes em sua comunidade.

Sendo assim, trabalhamos com os alunos da Pré-escola II a temática das profissões relacionada à família, trazendo para a sala de aula elementos dos ofícios dos pais e das mães das crianças, propondo jogos que estimulem a criatividade e despertem a curiosidade. Recentemente, o pai de um dos estudantes da Unidade Itanhangá, que é obstetra, visitou uma das turmas e, com a colaboração da professora Jéssica, que está grávida, deu uma amostra do trabalho que realiza. Usando luvas e máscaras cirúrgicas, as crianças assistiram à demonstração do médico e ainda conseguiram auscultar o coração do bebê.

Além de possibilitar a descoberta das profissões e instigar a imaginação, atividades do tipo colocam a criança numa posição melhor para escolher a sua carreira satisfatoriamente no futuro.