Culminância do Núcleo Diversificado

No fim de julho, realizamos o evento de culminância do Núcleo Diversificado, um dia especial no qual nossos alunos exibiram seus trabalhos desenvolvidos durante o primeiro semestre do ano. Por meio de cartazes no formato acadêmico, apresentações orais, performances artísticas, construção de instalações, pinturas e várias outras modalidades, os jovens concluíram o desenvolvimento dos temas explorados nos meses anteriores. Foi um momento repleto de trocas de experiências, que envolveu a todos e movimentou a unidade Integrado II.

O Núcleo Diversificado é um projeto que reúne um grupo de matérias extracurriculares de diferentes áreas do conhecimento, segmentadas em núcleos de Finanças, Artes, Política e CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente). O objetivo é proporcionar aos alunos uma experiência de pesquisa, de uma forma que se aproxima da realidade acadêmica do Ensino Superior, simulando situações até mesmo de um curso de pós-graduação.

“Queremos cada vez mais trazer a pesquisa para nossos jovens, estreitando nossos laços com esse princípio didático-pedagógico da escola. Esse circuito de disciplinas pelo qual eles passam oferece uma visão muito interessante de perspectiva de futuro, de carreira”, afirmou Hélcio Alvim, Coordenador Pedagógico do Fundamental II e Ensino Médio da Tijuca.

O Núcleo Diversificado tem um papel fundamental na estrutura do Ensino Médio do Mopi, porque apresenta uma dinâmica que envolve totalmente o aluno na construção de um produto, passando por todas as etapas. A ideia é não deixar que os estudos fiquem somente no papel. Tudo precisa ganhar forma na vida real, interferindo de maneira benéfica na sociedade.

Um dos destaques do dia foi a “Festa da Menstruação”, conceito construído pelas alunas do núcleo de Artes. O projeto ocupou uma sala, decorada com itens relacionados ao ciclo menstrual feminino e pretendeu levar os visitantes ao questionamento sobre os desafios e tabus que envolvem o tema.

Outro exemplo foi o produto da aluna Ana Carolina Branco e equipe, da 2ª série, participantes do núcleo de Política. Ela produziu, em companhia dos colegas, um documentário no formato média-metragem, no qual abordou questões acerca da masculinidade. Seu foco foi contar histórias de homens, expondo singularidades do gênero.

Nas palavras da aluna: O Núcleo Diversificado é um espaço com muita liberdade. Me senti muito realizada com o meu trabalho, aprendi muita coisa no processo e foi uma das principais razões pelas quais eu decidi seguir, de fato, a área do Audiovisual.”

No fim do ano teremos mais! Aguarde.