Cuidado com as pessoas

Preservar o bem-estar físico e emocional das pessoas, enquanto se abre mão de velhos hábitos e se adapta, não é uma tarefa fácil. Mas a união entre proposta, zelo e iniciativas transformadoras torna possível continuar cuidando do nosso bem-maior: as pessoas.

Nossas atitudes

Nossa primeira iniciativa foi, junto à empresa D’Or Soluções, mapear e identificar cada um de nossos colaboradores – podendo desenvolver orientações específicas para cada um, inclusive os pertencentes aos grupos de risco. Com isso, foi possível também adquirir equipamentos, máscaras e FaceShields.

Nossa equipe está orientada a não cumprimentar com toques físicos e beijos e a manter 1,5m de distanciamento em seus postos. Controlaremos a quantidade de pessoas por m² e adotaremos o trabalho remoto sempre que possível. O colaborador que tiver suspeita ou estiver infectado será afastado até que seu retorno seja autorizado por averiguação do diagnóstico ou atestado médico.

Nossas orientações

Todos os nossos colaboradores e alunos a partir do 1º ano deverão, obrigatoriamente, usar máscara. O uso é recomendado somente para crianças maiores de 2 anos. Nós nos responsabilizaremos por orientar o uso correto, como tocar somente os elásticos, não compartilhar as máscaras e trocar a cada 2 horas ou quando apresentar umidade, sendo armazenadas em embalagem identificada.

Além das máscaras, todos – inclusive os pais que precisarem, mediante aprovação prévia, entrar no colégio – serão submetidos ao mesmo protocolo de higiene e segurança. O Mopi está preparado para orientar, com profundidade, alunos, pais e colaboradores quanto às medidas oficiais, que serão repassadas com frequência e reforçadas em caso de dúvidas, como:

– Quando e de que forma higienizar as mãos (após tossir e espirrar, tocar em dinheiro, ao usar o banheiro, manusear alimentos e resíduos etc.);

– Quais partes do rosto não tocar (olhos, nariz, boca);

– Como proceder ao tossir e espirrar (utilizar o braço flexionado ou um lenço descartável para cobrir;

– Quais itens não devemos compartilhar de nenhuma forma (garrafas, copos, talheres, brinquedos, material escolar etc.);

– Evitar adornos como brincos, pulseiras, relógios, piercings etc;

– Evitar barba e bigode e preferir usar os cabelos presos, além de manter unhas bem aparadas;

– Portar o seu “Kit Anti-Covid” individual, devidamente higienizado e identificado, que deve conter: máscaras em quantidade para as eventuais trocas, nécessaire para as máscaras usadas, garrafa de água e álcool em gel individual. Os materiais escolares devem igualmente estarem higienizados;

– Procurar substituir a mochila de rodinha pelo modelo para as costas;

– Em caso de suspeita ou confirmação da doença, a criança será isolada em local específico até que seja buscada pela família – e deverá ser afastada, com retorno mediante atestado médico. Caso a criança esteja remota, a família deve comunicar imediatamente o colégio e ser submetida ao mesmo afastamento das atividades presenciais.

O Mopi realizará treinamentos permanentes com sua equipe, principalmente para as enfermeiras, sobre a adoção apropriada das medidas. Pais, alunos e colaboradores também participarão de eventuais treinamentos e encontros virtuais para informar, reforçar e participar da conscientização.

Entendemos que o cuidado é uma ação plural – conceito tão importante para a nossa proposta. Por isso, criamos um comitê gestor para cada unidade, composto por diretores, enfermeiras, presidentes da CIPA, um aluno, um responsável e a D’Or Soluções. Assim, todos nós fazemos parte do monitoramento dos protocolos e podem contribuir diretamente para a prevenção e contenção.

Vamos JUNTOS!?