Como agir quando seu filho gritar com você?

Você costuma alterar o seu tom de voz quando seu filho grita com você? Se a resposta for sim, atenção: seu filho tem definido a comunicação da sua casa!

A criança que grita aprendeu que esse ato lhe dá o poder de chamar a atenção para si. Se, imediatamente, os pais dão a atenção que a criança queria ou, se para acalmá-la, satisfazem seus pedidos, a criança percebe que controla a situação.

A boa notícia é que, se mudarmos a forma como reagimos, também podemos mudar a situação. Confira algumas dicas que certamente ajudarão a mudar este cenário:

Em primeiro lugar, como pais ou responsáveis, precisamos dar o exemplo. Se as relações estabelecidas, dentro e fora de casa, são na base do grito, certamente a criança seguirá o mesmo exemplo.

Ao observar que a criança está aborrecida ou irritada, reconheça e valide seus sentimentos. Ao agir dessa forma, você demonstrará à criança que ela está sendo ouvida e acolhida, e ela entenderá que seus sentimentos precisam ser expressados por meio de palavras.

Se a criança gritar porque quer comer um biscoito antes de passar no caixa, o conselho é: não ceder! Dar-lhe o que ela quer quando ela grita apenas reforça seu comportamento. Em vez disso, explique com calma: “Eu sei que você quer o biscoito, mas temos que terminar as compras primeiro. Poderá comê-lo assim que pagarmos por ele”.

É possível dar limites com gentileza e ensinar habilidades de vida ao seu filho, pois em sociedade há regras que precisam ser cumpridas.
Mostrar a criança que você a respeita é importante, mas ela também precisa entender que o respeito às outras pessoas com quem convive é necessário.

O mais importante nesse processo é estar preparado para lidar com essas situações com muita paciência e empatia. E não se desespere se você não tiver sucesso na primeira tentativa, faz parte do desenvolvimento da criança. Aos poucos, ela entenderá que há formas mais adequadas de demonstrar suas frustrações com desejos não atendidos de imediato.

Leia mais: Let’s find out what’s inside the box