Chupeta ou dedo: seu filho está passando por essa fase?

Chupeta ou dedo? Se o seu filho está passando por essa fase, confira algumas dicas valiosas sobre o assunto.

A necessidade de sucção de um bebê vem desde a sua fase intra-uterina. É um reflexo da criança, que a acalma.
O hábito de chupar chupeta é aceitável até os 3 anos. Já a sucção do dedo pode demorar um pouco mais. O melhor mesmo é interromper esses vícios o mais cedo possível, pois, quando prolongados demais, podem prejudicar a arcada, deformando-a ou desalojando os dentes.

Então, qual é a melhor maneira de fazer a criança largar o hábito?

Apresente outras opções de distração que usem as mãos, como mexer na terra, conhecer novas texturas ou manusear diferentes objetos. Faça elogios, sem exageros, sempre que a criança não estiver sugando. Não faça chantagens, oferecendo prêmios para ela parar com a mania, nem faça ameaças ou comparações do tipo “você fica feia quando chupa o dedo”. O ideal mesmo é nem mencionar muito o hábito, para que não ganhe proporção além da conta.

Leia mais: Como ensinar bons hábitos de higiene e saúde para as crianças

É possível que, ao abandonar o hábito, a criança apresente um pouco de ansiedade, insegurança e birra. Além disso, possivelmente, ela acordará mais vezes à noite, mas, em geral, isso dura pouco.

O mais importante é seguir firme nas tentativas e não desistir! Aos poucos, ela vai se encantar ao descobrir que há coisas mais interessantes no mundo do que chupar o dedo ou a chupeta.