Caneta Invisível

Nosso Ensino Fundamental I participou de uma atividade que conectou várias áreas do conhecimento, mas tudo com cara de brincadeira. Em um exercício muito simples, trabalhamos Artes, Ciências, Comunicação e um pouquinho de Qualidade de Vida, disciplina que aborda a inteligência emocional, entre outras questões.

Utilizando pincel, água e suco de limão, as crianças escreveram palavras no papel em branco. Desse modo, a mensagem fica secreta, somente podendo ser visualizada contra uma fonte de calor. O processo ocorre a partir das substâncias ácidas presentes no limão, que reagem à luz ou a altas temperaturas. Este tipo de comunicação foi muito explorado nos períodos de guerras por espiões e chegou aos nossos dias como uma maneira divertida de trocar segredos.

Para a execução da atividade, as crianças utilizaram o Espaço LET’s, ideal para o aprendizado através do ato de construir, no qual o aluno acompanha todas as etapas da realização. Além disso, também houve uma conexão com o gerenciamento da ansiedade, em que a turma precisou lidar com a espera de saber qual era a mensagem criada por cada amigo. Um dia de muitas descobertas!

Espaço LET´s: se você pode imaginar, você pode fazer!