Como as instituições do século XXI estão olhando o futuro?
Essas e outras interessantes questões foram debatidas pela socióloga Lourdes Atié no evento que encerrou a semana de formação dos nossos professores, antes do início das aulas de 2019. O “Bem-vindo, Educador” recebeu, com muito carinho, todos os educadores do Mopi para o superbate-papo com Lourdes.
Socióloga, com pós-graduação em Educação na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), na Argentina, Lourdes Atié trabalha com educação e comunicação, produz conteúdos para editoras, edita a revista Pátio e é consultora da empresa Faber Castell, onde trabalha, sobretudo, na capacitação de professores. Também autora dos materiais da disciplina “Qualidade de Vida”.
Em um encontro para falar dos desafios do ano, Lourdes abordou o caminho que a educação está traçando por meio das competências socioemocionais, que, pelo olhar dela, raramente são abordadas nas instituições. “É importantíssimo que a educação se reinvente. É preciso despertar a curiosidade e a criatividade das crianças, tirando-as de sua redoma para que elas possam descobrir o mundo, se vincular às ruas. Ter uma educação e fontes de conhecimento que vão além do ambiente escolar possibilita uma maior integração com a sociedade.”, explica ela.
O Mopi trabalha, desde a Educação Infantil, a disciplina “Qualidade de Vida” na grade curricular. A partir dela, nossos alunos aprimoram habilidades como criatividade e curiosidade, citadas pela socióloga, além de aprender a reconhecer os sentimentos, lidar com eles, exercitar a empatia, a boa comunicação e a dinâmica do trabalho em equipe.
Foi um dia de muita inspiração e confiança de que estamos no caminho certo.
2019 promete! 🙂