Aluna do Mopi na Rússia

O Mopi acaba de marcar mais um bonito gol! Luíza Zein, aluna do 7º ano e atleta do Fluminense, participará do projeto Futebol pela Amizade (F4F), promovido pela Federação Internacional de Futebol, FIFA. Ela e Gustavo Cintra, seu colega de clube, são as duas crianças representantes do Brasil na Copa da Rússia. Atuando como embaixadores mirins, a dupla cumprirá uma agenda especial no país sede do evento este ano.

O F4F acontece paralelamente à Copa do Mundo desde 2013, e sustenta a importante missão de promover valores humanos na integração das nações através do futebol. Entre os conceitos trabalhados durante o programa, estão a amizade, a igualdade, a justiça, a saúde, a paz, a devoção, a vitória, a tradição e a honra. Em síntese, será como uma grande celebração multicultural, repleta de atividades educativas e desportivas. No campeonato, os pequenos jogadores não competirão defendendo suas nacionalidades, mas integrados em times mistos (meninos e meninas), como reflexo da busca por um mundo melhor.

Luíza tem 12 anos e é apaixonada por esporte. O convite para o Futebol pela Amizade veio em razão da sua performance como saltadora na agremiação tricolor. Somado a isso, outro critério importante para a seleção foi a habilidade com a Língua Inglesa, essencial para sua função durante os jogos. A estudante, que já pensou em se tornar jornalista no futuro, será repórter mirim, integrante do Centro de Imprensa Internacional para Crianças, e estará responsável por apurar as atividades ocorridas no Brasil e na Rússia, além de ter contato com atletas de nacionalidades diversas.

A aluna está passando por acompanhamento especial, que compreende ensaios, criação de discursos, elaboração de textos e outros exercícios realizados em casa. No último mês de abril, esteve no lançamento do programa, em Brasília, com a presença do embaixador da Rússia, Sergei Akopov. “Espero que tudo seja muito bom, e que os participantes das próximas Copas tenham a mesma experiência gratificante que estou tendo”, desejou Luíza. Desde já, o Mopi está na torcida!