Afinal, o que é mimetismo?

Você sabe o que é mimetismo? Esse é o nome que se dá à capacidade de alguns animais de se parecerem com outros na natureza. Não confunda com camuflagem! Que é a habilidade de se confundir com o ambiente. Nossos alunos do Fundamental I conheceram o conceito de uma maneira muito divertida.

Em uma atividade no MiniZoo da unidade Itanhangá, a turma foi incentivada a pensar sobre aspectos evolutivos, um dos temas mais interessantes da Biologia, para que, desde cedo, já se familiarize com assuntos do Fundamental II. E, principalmente, compreenda como ocorre a evolução das espécies.

Após uma breve exposição a sala de aula sobre camuflagem e mimetismo, na qual puderam ver exemplos, os pequenos foram desafiados a criarem um animal e, a partir da observação dos ambientes do MiniZoo, identificaram possibilidades de adaptação para o seu bichinho imaginário através de desenhos. Mas não parou por aí!

O professor e também coordenador dos ensinos Fundamental II e Médio, Luiz Rafael, que conduziu o trabalho, propôs um jogo, dividindo as crianças entre predadores e presas, que deveriam se esconder da melhor forma para não serem apanhadas. Ganhava quem conseguia passar mais tempo camuflado. Isso ilustrou a eficiência de uma boa adaptação no reino animal. Nossos pequenos biólogos adoraram!

E você? Se fosse um bicho, qual seria seu superpoder?