Tema gerador 2020 – o fio condutor de nossos projetos e atividades

Esse ano, nossos alunos, verdadeiros agentes transformadores por um mundo melhor, trabalharão questões como pertencimento e integração aos mais diversos “lares” aos quais eles estão inseridos, como a escola, a família, a cidade e o planeta.

As relações sociais e as questões ambientais também farão parte deste novo mundo de aprendizado, que coloca o aluno como figura central de um processo de modificabilidade. Tudo isso acontecerá porque entendemos que fazemos parte de uma grande casa do saber e que devemos compreender a importância de usufruirmos dessa casa com intensidade e responsabilidade. E foi a partir desse conceito que escolhemos como tema gerador para 2020 a assinatura:

“Oikos: a casa é sua”

Você sabe o que significa “oikos”? Em grego, “oikos” quer dizer “casa”, “lar”, “família”. Nós desejamos – e trabalharemos para – que você e toda a família Mopi se sinta assim, em casa. Então, entre e seja muito bem-vindo porque… a casa é sua!

Mas o que é um tema gerador?

É um tema anual escolhido por nosso corpo docente, que acompanha nossas crianças e jovens de fevereiro a dezembro, possibilitando múltiplas oportunidades de aprendizado e desdobrando-se em ricas experiências de conhecimento dentro e fora de sala de aula, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Ele é o grande guarda-chuva da organização político-pedagógica do Mopi. Além de nortear toda a proposta do ano, o tema vai disparar tanto o projeto reflexivo quanto as atividades do dia a dia, sendo uma espécie de fio condutor de nossas ações.

“O tema gerador, de certa forma, unifica os segmentos, pois ele perpassa por cada um deles dentro dos projetos que são apresentados. Ao trabalhar com um tema, toda a escola caminha em um mesmo sentido, fazendo com que haja unicidade e também coerência dentro do que é produzido tanto pela escola quanto pelos alunos”, afirma Luiz Rafael, nosso Coordenador Pedagógico.

Ele destaca ainda a relação das pesquisas com o tema gerador. “A pesquisa é o princípio didático pedagógico do Mopi e ela é movimentada a partir de uma força da curiosidade, que faz o aluno conhecer e descobrir aquilo que, a princípio, está oculto. Quando a gente trabalha com um tema gerador, cria-se o impulso para que a pesquisa aconteça”, finaliza Luiz Rafael.