A linda arte do Pontilhismo

As aulas de Artes são excelentes para que crianças e jovens possam trabalhar diversas habilidades, como a atenção visual, a concentração, a organização espacial e a coordenação motora fina. Além disso, elas podem divertir e entreter toda a família durante esses tempos de isolamento social. Um bom exemplo disso é a técnica do Pontilhismo, que é capaz de criar lindas imagens.

O Pontilhismo é uma técnica de pintura impressionista que surgiu na França por volta do ano de 1880. A partir dela, figuras são compostas por pequenos pontos ou pequenas manchas coloridas que, lado a lado, sugerem uma imagem e se misturam quando observadas a certa distância.

Recentemente, nossos alunos do 5º ano trabalharam essa técnica e criaram graciosos desenhos com lindas combinações de cores. Criar um desenho apenas com o Pontilhismo exige tempo de preparo e dedicação. Mas, nem por isso você deixará de criar a sua arte.

Para quem quer reproduzir a técnica em casa, basta utilizar canetas hidrocor de bico fino. E se você não leva muito jeito para desenhar, a dica é imprimir uma imagem em preto e branco e pontilhar em cima dela. Ao utilizar cores vibrantes, o resultado pode ser surpreendente!

Todos preparados para passar o tempo de uma forma criativa e diferente? Então, mãos à obra!